sexta-feira, 1 de novembro de 2013

#2 Convites

olá meninas!!!
Estou tão feliz com a quantidade de visitas que recebi nos posts anteriores!
Quem quiser, pode comentar por aqui, qualquer dúvida, dentro do meu tempo disponível, eu ajudo.
Planejei o casamento sem ajuda de cerimonial e sei o quanto isso é difícil... Recebi tanta ajuda das meninas do grupo, não teria conseguido sem vocês.

Então, sem mais enrolação, vou contar para vocês como foi minha experiência com os convites.
Primeiramente, saibam que tudo o que eu contar aqui foi a minha experiência pessoal e isso não quer dizer que vá ser assim com todo mundo.
Com isso já deu para entender que nossa experiência com os convites não foi muito boa, né?

Estávamos pesquisando os convites e ficamos bastante chocados com o preço. Decidimos escolher algo simples e barato, pois eles todos vão parar no lixo uma semana após o casamento. Foi então que fomos à gráfica Relevo do Sudoeste.

Chegamos e fomos bem atendidos pelo dono, ele foi simpático e nos entregou uma caixa cheia de opções. Escolhemos um modelo que vinha com a foto do casal e quando você puxava um pedaço de papel, a foto virava o convite. Amamos. No dia, ele nos entregou 3 modelos para usar de inspiração e um deles tinha a foto toda em preto e branco e uma rosa vermelha.

Decidimos com o fotógrafo um dia para o ensaio e fomos tirar fotos. Escolhemos as fotos, deixamos as fotos preto e brancas com balões em vermelho, ia ficar lindo.
Quando fomos levar o convite para a gráfica, a surpresa! O dono disse que não poderia ter nada colorido! Entramos em pânico, que graça tem balões preto e branco?
Fiquei MUITO chateada, pois o dono em momento algum falou que não poderia ser colorido e inclusive me entregou um modelo com vermelho!
Mas ok, abrimos a santa caixa dos convites de novo e escolhemos um convite simples, envelope com um papel específico, com flores por dentro, papel vegetal para o convite. Deixamos tudo bem especificado.

Faltando uma semana para a entrega dos convites, ligam para o noivo dizendo que perderam o modelo do nosso convite, se poderíamos ir lá mostrar qual era. OK... Eu já havia entendido muito bem que o local era desorganizado... Ah, mas piorou.

Meu então noivo foi lá e informaram que não tinham mais o papel de envelope que escolhemos, que ele deveria escolher outro. OK, ele é bem calmo e o fez. Eu já teria armado um escândalo. Avisaram para ele o prazo: Quarta feira os convites ficam prontos, sexta a caligrafia fica pronta.

Chegamos lá na sexta e adivinhem. Não tinha convite, não tinha caligrafia, não tinha NADA!!! Imaginem alguém que ficou MUITO irritada. O dono ainda tentou jogar a culpa na gente, dizer que a gente não tinha enviado a lista de convidados para caligrafia... Ah, mas eu quebrei as pernas dele! Mostrei para ele que, na pilha de coisas em cima da mesa dele, a PRIMEIRA COISA era nossa lista. No final, tive que fazer o papel de dar bronca em um senhor com idade para ser meu avô e dizer o quão irresponsável ele era. Ele ainda falou "mas eu já sabia desde antes que os convites não ficariam prontos, o papel do envelope só chegou ontem".  Nessa hora eu pensei em pandas felizes e filhotes de cachorrinho para não voar no pescoço dele. Ele prometeu que no dia seguinte estaria tudo pronto e caligrafado e que ele passaria a noite toda fazendo a caligrafia. Se ele disse isso para que eu ficasse com pena, não funcionou, pois uma hora antes do horário combinado estava eu na gráfica.

O local estava LOTADO de gente, e eu com vontade de falar para todo mundo sair correndo. Fomos para uma salinha nos fundos da gráfica para colocar os convites individuais dentro do envelope para que ele plastificasse depois. Ficamos até 1h depois da gráfica fechar.

Convites prontos, na hora de ir embora o dono nem se lembrava que ainda tínhamos que pagar uma parte + os envelopes extras que compramos no dia! Muita falta de organização!

No fim, ficaram bonitos e todos amaram, mas a que preço?

Faltando uma semana para o meu casamento, me ligam da gráfica falando que meus convites ficaram prontos. O QUE??? Sim, "senhora Ana, seus convites estão prontos e aguardando aqui", imaginem a cara de surpresa da atendente quando ouviu que eu já havia pego, pago e não tinha mais relação nenhuma com eles? Se imprimiram ou não, nem quero saber...


Se eu recomendo?

Não. Muitas pessoas vieram me falar "Ah, mas todo local de convites é enrolado, é assim mesmo"mas desculpem, eu não aceito isso. Eu acho que por causa desse comportamento que as pessoas tem de nunca reclamar, de nunca ir atrás do que foi acordado que as empresas no Brasil são extremamente não profissionais. Eu trabalho em um local com prazos, cobrança, stress e faço o que tenho que fazer, então não admito incompetência e irresponsabilidade vindos de ninguém. Se não sabe se organizar, faça outra coisa da vida, mas quando se trabalha com casamentos, se está trabalhando com o maior sonho que muitas pessoas tem. Não foi um fato isolado, não foi uma coisa só, foi um conjunto de coisas que mostram que eles não sabem se organizar.

Agora, se você quer preço barato e tem muito tempo disponível para atrasos e paciência de sobra, bom, então eu recomendo. No fim, os convites ficaram bonitos e mesmo nos momentos mais tensos o dono nunca perdeu a calma ou deixou de ser educado e isso é um ponto positivo.

3 comentários:

  1. Oi Carol!
    Por essas e outras que eu e meu noivo optamos pelo DIY.
    Estava cogitando a impressão em gráfica, e como meu tempo tá "curto" vou estipular prazo e ligar todo dia.
    E lá vamos nós! :D
    Obrigada pela experiência!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!!
    Hoje em Brasília, existem muitas gráficas de convites, e que com certeza tem pessoas de boa índole e má também. Porém é bom ressalvar em qual delas vc fez os seus convites: Asa Norte?
    Taguatinga? Plano Piloto? pois outras podem ser prejudicadas, um grande abraço, e sucessooo!!!!

    ResponderExcluir